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terça-feira, 7 de outubro de 2014

O Senhor dos Anéis: A Nova Sombra [Campanha] - Primeira Sessão


Saudações amigos jogadores e mestres! É com muito orgulho que inicio o primeiro relato desta campanha que e uma das mais empolgantes que já planejei nos últimos anos, e não à toa. O jogo irá reunir duas paixões declaradas minhas, meu cenário favorito - de longe em relação aos outros -, O Senhor dos Anéis, e meu sistema preferido para narrar, Old Dragon (RedBox Editora). Desde o inicio quis conduzir a narração na Quarta Era da Terra-Média, em grande parte, por minha inclinação em criar elementos novos, mesmo em ambientes já bastante trabalhados por seu autor, como é o caso. Em relação a esse período cronológico, Tolkien escreveu bem pouco, mais precisamente, apenas o inicio de um conto chamado "A Nova Sombra" em que um novo ser voltado à escuridão ameaçava o reinado de Eldarion, filho de Elessar (Aragorn). Como vocês perceberão no prefácio abaixo, respeitei o conteúdo do conto escrito pelo professor, e adotei para a campanha a mesma nomenclatura. No entanto, diferente de sua bordagem, que visa mais o reino do Sul (Gondor) em relação a esta nova ameaça, decidi focar meu jogo no Norte, (Arnor), onde os homens tentam fundamentar seus domínios diante do legado sombrio deixado e Eriador desde a Guerra do Anel. Bom, o restante dos detalhes vamos descrevendo nos relatos. Espero que gostem, e comentem sobre eles. Vamos lá:

CAMPANHA: A nova Sombra.
AVENTURA: O Legado do Mal.
CENÁRIO: O Senhor dos Anéis. 
SISTEMA: Old Dragon.
DATA E HORA: Dia 27/09 às 14:30.
LOCAL: Livraria Feira do Livro.

PREFÁCIO


É o ano 135 da Quarta Era da Terra Média. Enquanto a sombra da ameaça de Sauron se esvai, após sua derrota na Guerra do Anel, os homens estabelecem seu domínio eliminando os temíveis orcs de suas terras, e estabelecendo alianças contra povos que antes os combateram, como os haradrim. Eldárion, filho de Elessar, tenta manter o poder e influência conquistador por seu pai ao longo das décadas de reinado sobre os unificados reinos de Arnor e Gondor, porém forças estranhas parecem desafiar a vontade real. No sul um poderoso inverno caiu impiedosamente sobre as regiões do reino, trazendo fome e morte. Os senhores, diante da passividade de Minas Tirith estão cada vez mais descontentes com o governo unificado. No norte, uma praga vem se espalhando, e dizer ser o legado de um antigo mal renascido que ameaça retornar.

PERSONAGENS

Balian [Mago Humano] - Jogador: Helton.
Kelthalas [Guerreiro Elfo] - Jogador: Guilherme.
Drogo [Ladino Hobbit] - Jogador: Thiago.
Aldor [Ranger Humano] - Jogador: Fabrício.
Thorfin [Guerreiro Anão] - Jogador: Francisco.
Valaris [Clérigo Elfo] - Jogador: em aberto

RELATO


É fim de tarde na Terra dos Buquês, leste do Condado. Drogo, um condestável, encontra seus companheiros de vigília perto da ponte que margeia a vila. Há alguns dias eles estão empolgados com a partida do prefeito Robin Pés-Peludos para norte, onde comparecerá a posse do novo regente de Annúminas, a capital de Eriador e representante local do Rei Eldárion. Os modos detestáveis do hobbit nunca agradaram os condestáveis, pelo menos não os que se abstém aos caprichos do gordo responsável pelo governo local. Enquanto riem, e sentem que os dias vindouros serão de mais folga, e menos chateação, Drogo e seus amigos veem Rodrik, sobrinho e puxa-saco oficial do prefeito. Ele diz, com sarcasmo nas feições, que seu tio deseja ver imediatamente o condestável. Bem, em pouco tempo estando no gabinete de Robin, o jovem  Drogo recebe dele a missão de ir ao evento de posse em seu lugar, e não lhe importa se no dia seguinte irá ocorrer o festival de solstício de outono - o maior do Condado -, uma ordem deve ser cumprida! O asqueroso hobbit entrega ao herói uma adaga cravejada de jóias, e uma carta que representa a lealdade do povo pequeno ao reino unido dos homens. Assim, Drogo deixa seu lar no amanhecer seguinte em direção à Bree, onde deverá encontrar uma humana chamada Astarte. Distante dali um patrulheiro de Rohan chega à Edoras após dias de viajem pelos prados do reino. Ele é Aldor, descendente de Háma (um herói conhecido por lutar ao lado do grande rei Théoden), e amigo pessoal do atual rei, Éomund Segundo, filho de Elfwine, neto de Éomer. Recebido no salão dourado por seu senhor e amigo, ele recebe a mesma missão do jovem hobbit, em uma terra ao norte dali, representar os roihirrim na coroação do regente. Assim, no dia seguinte ele parte com presentes e obstinação com a oportunidade de honrar seu povo com a missão. Ele também deve encontrar a humana, em uma estalagem chamada Pônei Saltitante. 


No leste, além das Montanhas Cinzentas, Balian, descendente do rei Bard, passa mais uma noite em claro estudando tomos antigos na Grande Biblioteca de Valle. Estudante de magia, ele sente o legado de seus antepassados sobre os ombros, e toda a expectativa que a cidade inteira tem sobre ele. Aprendiz-mor do grande mestre da instituição, é dele o dever de manter as coisas em ordem. Porém, o abandono de sua mulher, e o filho recém nascido, pesam em sua vida pessoal. O sol nasce sobre a cidade quando o velho mestre bibliotecário o aborda no claustro onde estuda, e diz que é importante que ele ganhe conhecimento de mundo, longe dos livros que tanto ama. Desta forma, ele poderá deixar sua má sorte para trás, e encontrar seu caminho em direção ao destino grandioso que o aguarda. Desta forma, ele recebe a missão de ir à cerimônia e posse do regente de Arnor, na distante Eriador. No mesmo instante um nobre anão adentra os portões da cidadela, vindo de Erebor, ele é Thorfin, parente distante dos reis Thrór e Thorin Escudo-de-Carvalho. Assim como o jovem humano, ele foi o enviado do reino anão à cerimônia. Na mesma cidade, Kelthalas, um elfo de Floresta Verde criado entre os soldados da cidade humana, recebe a visita de um parente seu, enviado pelo grande rei Thranduil. Segundo o elfo visitante, seu soberano acredita que Kelthalas deve reencontrar seu caminho, e por isso, o enviou ao Oeste distante como representante de seu povo, á coroação em Annúminas. Visto isso, os três personagens se encontram na saída da cidade - por coincidência, à caminho de Rivendell, onde receberão mais instruções de como proceder do outro lado das montanhas. 
Visão de Aldor e Drogo ao chegar em Bree
Aldor e Drogo chegam à Bree em uma noite fria, de chuva fina e irritante. Passando pelas ruas semi-desertas e lamacentas, eles acham rápido a estalagem indicada (separados, claro). Dentro do ambiente escuro e enfumaçado do Pônei Saltitante, são informados pelo estalageiro que Astarte não está. Enquanto aguardam, em mesas distintas percebem homens os observando de modo suspeito, e uma mulher de beleza "controversa", tenta seduzir Aldor durante algum tempo. Passados longos minutos, a garçonete finalmente consegue convencer o roihirrim a ir aos fundos da estalagem para uma "interação social" mais intima, enquanto o hobbit apenas observa a cena. No beco, Aldor percebe uma movimentação estranha ao fundo das construções, e estas se revelam dois salteadores prontos à lhes tomar os bens. A luta logo começa, e o Ranger mesmo lutando bravamente, se vê em apuros. Enquanto isso, o número de homens olhando desconfiados para o hobbit aumenta, e ele vê um estranho sentando em sua mesa. Ele é um bardo chamado Ravidel, e diz que Drogo deve sair dei imediatamente pois corre grande perigo, o bardo irá criar uma distração, e aconselha que o pequeno saia sorrateiramente pelos fundos. O hobbit faz isso, apenas para em seguida se ver envolvido no combate entre Aldor e os dois bandidos! A mulher - a essa altura revelada cúmplice dos criminosos -, agarra Drogo enquanto os comparsas tentam matar o ranger. Drogo se livra e rapidamente ajuda o homem na luta contra os adversários. Em dado momento, eles recebem ajuda de Ravidel, que investe contra os salteadores com uma besta, e os vende junto aos heróis. Após o conflito, ele revela que eles correm perigo, e que Astarte foi ao Leste, provavelmente Amôn Sul, perseguindo foras da lei. Dito isso, os dois decidem procurar pela mulher, e o bardo os conduz pelas vielas estreitas em segurança, para fora de Bree. 

Balian, Thorfin e Kelthalas chegam à Rivendel
Após uma viagem tranquila, e passagem segura pelas montanhas, Balian, Thorfin e Kelthalas chegam em Rivendel. Logo lhes chama atenção o fato de, mesmo belo e impecável em seu estado de conservação, o lugar parece inabitado. Porém, eles são logo recebidos por Tharkalien, o senhor da antiga casa de Elrond quando da ausência dos herdeiros Eladhan e Elhorir.  Chegada dos convidados é regateada com um jantar à moda dos elfos, e conselhos do anfitrião que demonstra amizade e sabedoria. O senhor interino do vale alerta os personagens sobre um perigo oculto que ressurge em Eriador, e até então ignorado pelos homens. Ele pede que fiquem atentos, pois o poder deste mal está entranhado no lugar. Dito isso, eles descansam por algum tempo, e partem em direção à Bree, onde deverão encontrar Astarte, seu contato para os conduzir até Annúminas. Pouco tempo depois eles já estão na Mata dos Trolls, onde veem vestígios, e depois uivos de Wargs, em contraparte, eles encontram um elfo de Rivendel chamado Valaris, que os acompanha! Diante disso, eles começam uma fuga para sair do lugar, e rapidamente chegam à Amôn Sul, ruínas em que vislumbram um grupo de orcs subindo o monte com uma humana desacordada e um humano vestido de preto, e mais afrente uma movimentação estranha nas árvores.

Amôn Sul - o ponto de encontro imprevisto
Aldor e Drogo, seguindo o rastro de Astarte chegam ao monte, e encontram o grupo de enviados de além das Montanhas Cinzentas, Balian, Thorfin, Kelthalas, e o clérigo Valaris. Rapidamente eles se reconhecem como do mesmo lado, e percebem que é seu contato, no caso a garota desacordada, que foi capturada pelos orcs, e levada para o topo de Amôn Sul. Juntos, eles sobrem o caminho tortuoso com bastante cautela, e percebem que a horda sumiu em algum lugar, mesmo sem saídas evidentes. Diante disso, os aventureiros não demoram à procurar alguma passagem secreta, encontrada por Kelthalas, graças a suas habilidades naturais. Porém, nada parece abrir a porta secreta incrustada na pedra. Balian, observando melhor nota que existe uma escrita mágica oculta, na verdade um enigma, e lê a mensagem aos companheiros. Revelado o enigma, a porta secreta se abre, e revela uma passagem repleta de sombras...

FOTOS DA SESSÃO

Galera adicionando detalhes à seus personagens
Narração rolando ainda com os personagens separados
Aventura rolando agora com grupo junto


CONSIDERAÇÕES PESSOAIS. 

Bom, galera, como vocês leram a sessão foi uma introdução à campanha, até mesmo da primeira aventura intitulada O Legado do Mal. Como eu levei as fichas prontas (começou no 3° nível), pude usar o tempo para trabalhar bem as introduções de cada personagem que, embora prontos, dei a liberdade de cada jogador para adicionar elementos de enredo para o seu arquétipo. Sobre a sessão em sí, eu curti demais o grupo, a galera é bem humorada, mas sabe levar com seriedade nos momentos certos, além disso, levaram bem à sério os personagens e a narração. Tenho certeza que a campanha vai render muito!! É isso, amigos, até a próxima.

5 comentários:

  1. Ora se não!
    Rumo ao desconhecido!
    Em busca dos mais fortes!
    Epa! essa não...kkkk
    Tá ótima esse primeiro relato.
    Principalmente pra que quiser acompanhar como um diário.

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    1. Valeu Francisco! Vamos em frente, derrotar esse novo mal na Terra Média!!

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  2. Massa Sérgio parabéns pela campanha. Massa tbm rever os amigos Fabricio e Helton na ativa. Sucesso a todos. Abraço.

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    1. Valeu Pérsio!! Aparece qualquer dia pra botar o papo em dia cara, abraço :)

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    2. Tá meio difícil nesse momento mas vou aparecer quando as coisas melhorarem pra mim...valeu!

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